quarta-feira, 14 de setembro de 2011

A experiência deste blog


Há aproximadamente um mês eu pouco sabia sobre Educação a Distância...Sabia o que era, mas não estava acompanhando as discussões sobre o assunto. Depois que comecei a fazer o curso Metodologias e Gestão para Educação a Distância, tive a oportunidade de ler bastante sobre o tema, não só o material das aulas, como também muitos artigos em diversos blogs. Além disso, assisti a muitos vídeos, comentei em outros blogs e acompanhei os comentários dos outros leitores.

A experiência de criar este blog foi excelente! Procurei incluir parte do material do curso e, assim, oferecer informações mais sólidas sobre o tema e, ao mesmo tempo, incluí minha própria pesquisa: informações sobre matérias que li em outros blogs e também um resumo da troca de comentários entre os leitores das respectivas matérias. Ao analisar os comentários, procurei também buscar os consensos e divergências de opiniões e publiquei minhas conclusões neste blog.
 
Abaixo, agrupei alguns temas e fiz um breve resumo dos debates que encontrei e participei durante minhas leituras até o momento. Incluí também uma reflexão sobre a minha participação nestes debates, destacando o que aprendi e como minhas opiniões se modificaram.

o papel da tecnologia na EaD;
fatores fundamentais para a qualidade de um curso a distância;
ferramentas e atividades que podem ser usadas em EaD

Em relação a essas três questões, observei que o papel da tecnologia deve ser sempre o de facilitar o processo de aprendizagem, atuando como um meio para desenvolver um bom ensino. Os recursos tecnológicos são importantes e podem ser usados (inclusive os mais recentes como redes sociais, microblogs, etc), mas é fundamental que haja uma proposta pedagógica bem estruturada e professores/ tutores qualificados. Somente com esse conjunto de fatores bem montado um curso a distância pode oferecer um ensino de qualidade. Essa visão costuma estar presente nos debates sobre o tema.
Essa discussão foi importante, pois pude entender com mais clareza que há uma ampla gama de recursos tecnológicos (como apresentado na aula 01) e que, de acordo com o objetivo da aula ou curso e o perfil dos alunos, deve-se definir quais tecnologias adotar.
 
a mudança de papel do aluno e do professor;
expectativas e objetivos do aluno que busca um curso a distância

É comum o aluno escolher um curso a distância por considerar que será mais fácil do que o curso presencial. Entretanto, esse aluno costuma mudar de opinião durante o curso ao se deparar com o desafio de ter que organizar seus estudos, seu tempo e cumprir as tarefas no prazo. Disciplina, organização e autonomia são características necessárias para o aluno ser bem sucedido na modalidade EaD, uma vez que ele deve estudar e pesquisar muito material por conta própria.
Inicialmente, eu também compartilhava a opinião de que um curso a distância exigiria menos do que um curso presencial. Com as leituras que fiz, os depoimentos de outros alunos e, principalmente, minha própria experiência como aluna na modalidade a distância, minha opinião foi bastante modificada e atualmente concordo que o aluno precisa ser autônomo e se dedicar bastante para fazer um bom curso. Este debate me ajudou a entender melhor como os papeis de aluno e professor se alteram com a EaD.
Também me surpreenderam os dados de uma pesquisa comparando o desempenho no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de alunos na modalidade EaD e na modalidade presencial cuja conclusão aponta que alunos de cursos a distância mostraram desempenho superior em várias áreas.
Um outro aspecto relevante refere-se ao imenso fluxo de informações disponíveis na internet e como organizá-las, selecionando o mais importante e evitando a dispersão. Em um dos blogs, leitores debateram sobre uma palestra de Pierre Lévy sobre o tema e muitos comentaram que se sentem perdidos frente a tanta informação. Na discussão, destacou-se justamente o papel do professor/ tutor, que deve orientar o aluno sobre como organizar a informação e também filtrar o conteúdo, oferecendo ao aluno o material mais adequado para aquela situação.
Essa ideia é coerente com o que vimos no curso a respeito do novo papel do professor que passa a atuar mais como um guia, um mediador dos processos de aprendizagem.

Argumentos favoráveis e desfavoráveis

Pude observar que o tema da Educação a Distância ainda gera muita controvérsia, apesar do crescimento do número de cursos oferecidos e alunos matriculados nesta modalidade de ensino. Por um lado, os argumentos favoráveis a essa modalidade costumam apontar para a flexibilidade de horário, a vantagem de não precisar se deslocar até o local da aula, o custo inferior a um curso presencial e a inclusão no processo educacional – muitas pessoas não teriam condições de freqüentar um curso presencial, pela falta de tempo ou dificuldade de deslocamento.
Por outro lado, muitos ainda não se sentem confortáveis com o fato de não compartilharem o mesmo espaço físico com o professor e demais estudantes por sentirem que há uma perda significativa, uma vez que a relação pessoal é importante no processo de aprendizagem e as trocas presenciais podem ser muito ricas. Outra preocupação é em relação à qualidade do curso, que muitos julgam ser inferior em comparação ao ensino presencial. Há ainda o receio de fazer um curso a distância e não ser bem recebido no mercado de trabalho, que poderia valorizar menos esta modalidade.  
Dessa forma, vemos que o debate sobre a EaD é bastante relevante e é importante estarmos abertos para a constante reflexão e atualização de nossas ideias e posições.

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