
Continuando com o assunto do post anterior, pode-se dizer que o avanço da EaD e o desenvolvimento das TICs mudaram o cenário do ensino e da aprendizagem, configurando novas funções para alunos e professores.
O aluno EaD:
Segundo os autores Rena Palloff e Keith Pratt, para o aluno de Ead ter sucesso ele precisa:
- ter acesso a um computador e a um modem ou conexão de alta velocidade e saber utilizá-los
- ter a mente aberta e compartilhar informações sobre sua vida, seu trabalho e experiências educacionais
- não se sentir prejudicado pela ausência de sinais auditivos ou visuais na comunicação
- dedicar boa parte de seu tempo aos estudos e não ver o curso como ‘a maneira mais leve e fácil’ de conseguir créditos ou um diploma
- ser uma pessoa que pensa criticamente e ser capaz de refletir
- acreditar que a aprendizagem de qualidade pode acontecer em qualquer lugar e momento
O professor EaD:
Sábio no palco (sage on the stage) à guia do lado (guide on the side)
Com a EaD, o professor tem um novo papel e atua como um mediador, estimulando a troca de conhecimento e acompanhando o processo de aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário