terça-feira, 30 de agosto de 2011

Relação aluno e professor


Continuando com o assunto do post anterior, pode-se dizer que o avanço da EaD e o desenvolvimento das TICs mudaram o cenário do ensino e da aprendizagem, configurando novas funções para alunos e professores.

O aluno EaD:

Segundo os autores Rena Palloff e Keith Pratt, para o aluno de Ead ter sucesso ele precisa:

  • ter acesso a um computador e a um modem ou conexão de alta velocidade e saber utilizá-los
  • ter a mente aberta e compartilhar informações sobre sua vida, seu trabalho e experiências educacionais
  • não se sentir prejudicado pela ausência de sinais auditivos ou visuais na comunicação
  • dedicar boa parte de seu tempo aos estudos e não ver o curso como ‘a maneira mais leve e fácil’ de conseguir créditos ou um diploma
  • ser uma pessoa que pensa criticamente e ser capaz de refletir
  • acreditar que a aprendizagem de qualidade pode acontecer em qualquer lugar e momento

O professor EaD:

Sábio no palco (sage on the stage) à guia do lado (guide on the side)

Com a EaD, o professor tem um novo papel e atua como um mediador, estimulando a troca de conhecimento e acompanhando o processo de aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário