1-Ferramentas
As ferramentas e tecnologias utilizadas em EaD podem ser divididas em dois grupos: autoria e tutoria.
Ferramentas de autoria:
- ferramentas usadas para construir elementos individuais a serem incluídos em um curso (textos, imagens, fotos, gráficos, áudio, vídeos, exercícios etc.)
- ferramentas que permitem a construção de um curso completo (ex: Flash, Lectora e QuickLessons)
Ferramentas de tutoria:
LMS (Learning Management System) são plataformas para tutoria em Educação a Distância. Exemplo de LMS de código aberto: Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment).
Os LMSs podem ser comerciais ou desenvolvidos pelas próprias instituições de ensino.
Em inglês, também se usam os termos: Course Management System (CMS) e Learning Content Management System (LCMS).
E em português: AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem)
Ferramentas da web 2.0 e redes sociais também passaram a ser usadas como plataformas em EaD. Ex: blogs e microblogs, wikis, redes sociais e as Google Apps (ferramentas do Google).
2-Atividades
As atividades propostas em EaD podem ser divididas em:
Síncronas: os participantes precisam estar conectados no mesmo período de tempo. Ex: chat, videoconferência, web conferência (Adobe Connect, BigBlueButton, Elluminate, Wimba, Yugma), encontros em mundos virtuais (Second Life, Open Simulator), games multiusuários, etc.
Assíncronas: as interações acontecem sem dia e horário definido. Ex: fórum de discussão, exercícios, questões, projetos, web quest (pesquisa na internet), etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário